terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Paraíba: Capitania Hereditária dos Cunha Lima

Os números são o retrato mais fiel de que as capitanias continuam hereditárias na Paraíba: nos últimos 20 anos a família Cunha Lima foi a maior detentora do poder político no Estado. Ao todo são tres anos de Ronaldo da Cunha Lima e outros seis do Filho Cássio. Se a contagem levar em consideração a adoção do então filho pródigo (hoje ovelha desgarrada e senador Cícero Lucena) chega-se a 10 anos de poder.

Com a mais nova adoção, a do prefeito Ricardo Coutinho, a família Cunha Lima pretende quebrar seu próprio recorde e estabelecer 14 anos de poder. É muito para um Estado que registra um atraso acentuado nos quesitos educação básica/fundamental, índice de desenvolvimento humano, geração de emprego, etc.


Um comentário:

  1. O Zé Maranhão, ele próprio, detém outros 10 anos, sem se considerar filhos e apadrinhados. :) Quase o mesmo tanto. Caso eleito, quebra também o recorde, sendo que seria a mesma pessoa (e não a mesma família, através de aliados ou filhos) 14 anos no poder.
    Nos dois casos, é ruim. Mas em casos de aliados/apadrinhados, sempre há a chance de uma "viração de casaca". Ou de um falso alinhamento ;)

    ResponderExcluir