quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

PSB enfrenta carência de lideranças na PB

A falta de lideranças expressivas no PSB e a carência de lógica discursiva dos socialistas obriga o Secretário Nonato Bandeira (PPS) a exposição desnecessária para desdizer alguns pronunciamentos prejudiciais a uma composição com o PSDB e DEM. Antes demonizados e tratados como sendo de padrões éticos corrompidos pelo “Coletivo Ricardo Coutinho”, estas duas agremiações que tentaram fazer o impeachment do presidente Lula e que buscam estancar o projeto de Brasil Grande, no momento são paparicadas pelo socialistas no Estado.
Ao estabelecer tempo para PSDB e DEM, Edvaldo Rosas estava inviabilizando inclusive a disfarçada diferença divulgada do deputado federal petista, Luis Couto, com os partidos de oposição visceral ao Presidente Lula. No plano local, os socialistas ainda precisavam de tempo para aplacar divergências como as do vereador Bira, que tentando não passar de sombra, declarou ser contrário a uma aliança com os tucanos na Paraíba. Hoje, domesticado, Bira admite alianças até com os “companheiros” do Dem. A sorte do PSB é que existe Nonato Bandeira para falar, pensar e agir. Ele consegue ser ao mesmo tempo, Chefe de Gabinete, Secretário de Articulação Política, de Comunicação e porta-voz credenciado do PSB, mesmo integrando o PPS.
Como o inconveniente do estabelecimento do prazo foi percebido e o governador cassado, Cássio Cunha Lima (CCL) não sustentou (como em ocasiões passadas) pronunciamentos agendados as emissoras de rádio do Estado, sobre o apoio do tucanato à candidatura Coutinho, Bandeira fez papel de extintor no incêndio provocado pelo vice-presidente do PSB paraibano. Nonato contradisse Rosas em rádio local e deu mais tempo as lideranças do PSDB. De fato, o “inteligente e carismático” vice-presidente do PSB, Edvaldo Rosas, determinou data e hora para uma definição dos “companheiros” do DEM e do PSDB sobre a “aliança das oposições” na eleição de 2010.
Coincidência ou não, as entrevistas agendadas por CCL foram desmarcadas após naufrágio das expedições capitaneadas pelo deputado Ruy Carneiro ao senador e pré-candidato ao governador, Cícero Lucena. A indicação do vice, por exemplo, já foi descartada pelo senador tucano por mais de uma vez. Também foi descartada a facilitação de seu retorno à Prefeitura de João Pessoa já nas próximas eleições. Para tanto, Cícero teria apenas que concordar com a união das oposições em favor de Ricardo Coutinho como candidato ao governo do Estado.
Cícero viajou para a China e Cássio Cunha Lima teve que recolher os discursos preparados e deixá-los na gaveta, amarelando. Como não conseguiu convencer o senador peesedebista partiu para São Paulo para mais uma rodada de conversas com a cúpula do tucanato nacional. A esperança era reverter a confiança em Lucena bafejando algumas vantagens no apoio ao Prefeito de João Pessoa. Mas, o tucanato-mor só aceita iniciar a conversa quando Ricardo Coutinho declarar apoio a José Serra ou qualquer outra candidatura do PSDB.
Ainda bem que no governo Ricardo Coutinho existe Bandeira. Sem ele quem seria o pensador, articulador político, porta-voz? Nomes como os de Edvaldo Rosas, Estelisabel Bezerra, Antonio Barbosa, Luciano Agra, Bira, Alexandre Urquiza, etc, poderiam ser lembrados. Sinceramente, a única solução coerente para substituí-lo é competente rádio escuta, Humberto Alexandre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário