segunda-feira, 2 de novembro de 2009

2010 sem Radical?

Lí com tristeza a notícia em que Antonio Radical diz sair por motivações pessoais do PSTU e não vai mais candidatar-se a cargos executivos. Sua saída da política eleitoral (pelo que deixou claro em carta) não o impedirá de tentar organizar a Conlutas (Central Sindical) em nível da Paraíba e nacional.
As razões para sentir imenso pesar com a notícia da saída de Radical da disputa eleitoral de 2010 se deve a ,talvez, perda da única candidatura autêntica e verdadeira do cenário político paraibano. Quem do PSTU o suceder na disputa do Executivo estadual do próximo ano disputará com os parcos recursos com pelo menos três candidaturas de grande poder monetário.
O próximo candidato do PSTU terá ainda que enfrentar internamente seu maior rival: a lembrança de Antonio Radical. Seu vozeirão (que pode esconder um viés autoritário ou perda de audição) fará falta pela sinceridade com que expunha idéias e críticas aos concorrentes.
Melhor. Radical deixará marcada sua ausência no pleito de 2010, sobretudo por acreditar no que fala, diferentemente dos candidatos já apresentados na disputa pelo Governo do Estado. Digo que é a única candidatura confiável (não porque compartilho de suas idéias), mas porque confio no que diz acreditar.
Estudei, mesmo que por curto período, com a geração Radical no Curso de Comunicação (jornalismo) da UFPB. Participamos juntos, com outras dezenas de entusiasmados “porralocas”, da gestão do Centro Acadêmico do Povo. Fase importante do Movimento Estudantil de Comunicação onde todos os estudantes podiam ser diretores do Centro Acadêmico Wladmir Herzog. Bastava querer e já passava a diretor, sem urnas nem votos.
Com uma filosofia proto-anarquista, o Centro Acadêmico de Comunicação Social da UFPB era uma Babel de ideologias e “porraloquices”. Mas, naquele turbilhão de interesses a sinceridade de Antonio Radical jamais foi contestada. Divergíamos, mas confiávamos no que ele dizia acreditar. Caráter não se compra na esquina nem em momentos pré-eleitorais. Radical fará falta no pleito de 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário