segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Currículo de Jornalismo da UFPB caduca


Desde a semana passada, nas paredes corredores do bloco recém reformado do Departamento de Comunicação Social e Turismo, alguns cartazes, quase em tom de exigência, pedem apresentação de um novo Projeto Político Pedagógico para a habilitação de Jornalismo. Não sem razão, afinal de contas o currículo tem 29 anos de existência. Quando o currículo vigente na UFPB foi implementado, a Resolução 002 do Mec (que definia equipamentos necessários para atendimentos das necessidades de um curso universitário de jornalismo) ainda versava sobre máquinas de escrever.
O mundo mudou encurtando distâncias, a internet aproximou e até mesmo confundiu o produtor de conteúdos informativos (entre eles o jornalista) com os consumidores (que passaram a produzir em suportes como blogs, vlogs, etc), os jornais impressos enfrentam problemas com a perda de leitores e buscam adaptação às novas tecnologias, o Supremo Tribunal Federal derrubou a exigência do diploma para exercício da profissão de jornalista e, o curso de jornalismo ainda persiste no velho currículo implantado em nos idos de 1984.
Os estudantes sabem que, com o currículo que dispõe, perdem competitividade num mercado de trabalho super povoado de egressos dos cursos de jornalismo das universidades públicas e privadas. Essa batalha pela implementação de um currículo atualizado já dura quase três anos nas gavetas da coordenação do Curso de Comunicação Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário