sábado, 21 de novembro de 2009

Cícero Lucena: “tenho a humildade, a paciência e a obstinação do Peregrino”

Parecia desfile de comitê político em vésperas de eleição. Aos poucos, uma comitiva de vereadores, deputados estaduais e federais, uma penca de assessores e meia dúzia de jornalistas acompanhava ou seguia o senador Cícero Lucena (PSDB) e se aboletava em algumas das mesas do restaurante Tererê, na tarde de sábado (20/11).

De longe observava a movimentação e pude perceber que o deputado federal Rômulo Gouveia, ao contrário do que supunha (a partir de declarações e passeios realizados com o prefeito da Capital por cidades do interior) parecia confortável com a proximidade do senador e pré-candidato, Lucena. Não houve fotos “surpresa” para mostrar o quanto estão ou poderão estar próximos. Não era uma relação “armada”, encenada, como a que foi traduzida na Festa do Coco, em Sousa.

Encerrada a refeição, quando ainda sorvíamos os últimos goles do néctar chileno “Cassillero del Diablo”, o anfitrião do almoço e colega do Departamento de Mídias Digitais da UFPB, Saint Clair Avelar nos apresenta (a mim e ao professor Olavo Mendes) ao senador. Terminadas as preliminares comuns às apresentações, o assunto da política entrou (ou voltou) a ser pauta.

Tranquilo, o Senador Lucena garante a candidatura ao governo do Estado nas eleições de 2010. E disse isso com a “serenidade e perseverança de peregrino”, que sabe das suas condições de concorrente e tem metas e objetivos traçados. “Um trecho por vez, como no Caminho de Santiago de Compostela”, Cícero garante “derrubar” ou vencer os obstáculos. O cansaço natural do longo trajeto será transformado em combustível para a jornada eleitoral.

Mas o senador do PSDB e pré-candidato não falou apenas da sua paciência de peregrino para com as agruras impostas por alguns dos companheiros(?) mais próximos. Falou do relacionamento com parte de imprensa e, sobretudo, das punhaladas que alguns velhos convivas tentam estocar-lhe nas costas. Mas, sobre estes temas e outros mais picantes o zeloso assessor de imprensa e competente, Carlos Cesar, pediu reservas e “off record”. E, de verdade, o clima não era nem pretendia ser de entrevista.

Os assuntos se misturaram entre as delícias do Caminho de Santiago e os desafios que pretende enfrentar e vencer. Acredita, como todo crente, na convivência do velho grupo político e sentenciou: juntos, seguramente estaremos no segundo turno e venceremos a eleição. Mas, se não for possível estarmos todos no mesmo palanque, seguramente contarei com parte significativa de companheiros e de partidos importantes.

Cícero Lucena é candidato com apoio da direção nacional do PSDB e de parte importante de seu partido na Paraíba. Os 14% registrados na pesquisa do Ibope que traduziu 101% (?) de intenções de votos nos três candidatos ao Governo da Paraíba, se procedentes, reforçam a força que detém junto ao eleitorado. Isso porque não conta com o apoio expresso do velho amigo Cássio Cunha Lima. Independente dos apoios de uns e de outros, o Peregrino está na estrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário