quarta-feira, 18 de novembro de 2009

RICARDO VOTARÁ NO CANDIDATO DO PSDB À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

O prefeito Ricardo Coutinho deve votar no candidato do PSDB à Presidência da República. A afirmação pode parecer presunção para alguém pouco afeito às rodas de interesse da política local. Mas, essa expectativa tem fundamento no pragmatismo adotado há mais de um ano pelo prefeito da Capital. As bases que sustentam a afirmativa do apoio a uma candidatura Tucana para suceder o presidente Lula seguem abaixo:
1) Ricardo precisa (mais do que quer) uma aliança com o PSDB em nível de Estado para compensar sua pequena ou escassa densidade eleitoral em algumas regiões do Estado.
2) Apesar das visitas ao apartamento do patriarca Tucano, Ronaldo Cunha Lima (antes condenada por Ricardo quando o pedinte de apoio foi o ex-petista e candidato a prefeito da Capital, Avenzoar Arruda) o apoio do PSDB depende do aval do seu presidente e senador Cícero Lucena.
3) O aval do senador Lucena não será concretizado, já que o PSDB nacional precisa de um palanque para o candidato a sucessão de Lula. A desistência de Cícero, portanto, só se dará para que outro defensor da candidatura nacional ocupe seu lugar, como querem os dirigentes do PSDB nacional.
4) Após a recusa em assumir a presidência do PSDB paraibano e da viagem turística pelos EUA, o governador cassado Cássio Cunha Lima (CCL) volta com a intenção de fazer a desistência do senador Cícero Lucena utilizando do abraço de jibóia, sufocando as pretensões de uma candidatura que ele pretendia natimorta. Para tanto, seus emissários e correligionários fazem coro para uma possível união das oposições em torno do nome do prefeito da Capital.
5) Cícero Lucena, sabedor da importância que tem uma candidatura do PSDB na Paraíba, enfrenta os ataques dos emissários de CCL com ataques as andanças do prefeito Coutinho pelo interior do Estado e pede que o Ministério Público averigue as origens dos gastos com transporte e pessoal. E se nega a compor com Ricardo Coutinho mesmo após acenos de integrantes do PSB para uma indicação do vice candidato a governador ou de facilitação para retorno dos ciceristas à Prefeitura de João Pessoa.
6) Cássio desloca alguns parlamentares federais (tucanos) da Paraíba para cercar integrantes do PSDB nacional, principalmente o presidente Sérgio Guerra, para que aconselhe a desistência de Cícero Lucena.
7) Essa condição da desistência do Cícero Lucena em favor de Ricardo Coutinho só terá sentido se o prefeito da Capital apoiar a candidatura do PSDB à Presidência da República. Neste caso, o senador e pré-candidato do PSDB paraibano perderia o discurso e teria que ceder ou ser “cedido”.
8) Cássio Cunha Lima estrebucha, espalha armadilhas como a fotografia na Festa do Coco da cidade de Sousa, aperta e tenta sufocar a candidatura de Cícero Lucena. O tempo/prazo vai, escorregando entre os dedos.
9) Cunha Lima diz a Ricardo que a composição só será possível se ele assume a candidatura do PSDB à Presidência da República. Trata-se de uma mera formalidade, já que ambos sabiam que, se não prosperasse as investidas para a desistência do senador Cícero Lucena ao Governo do Estado.
10) Ricardo Coutinho teatraliza, faz biquinho e consulta o “Imperativo” Ricardo Coutinho (antes Coletivo). Mas o discurso já estava sinalizado: “aliança se faz com partidos, não com pessoas”. Assume a candidatura do PSDB e sufoca Cícero Lucena. Resta-lhe convencer o eleitorado paraibano que pode fazer melhor que o ex-companheiro de jornadas eleitorais, o Governador e peemedebista José Maranhão.

Com os acenos e afagos trocados entre o deputado federal Ciro Gomes (PSB) e o governador Aécio Neves (PSDB), Ricardo teria facilitado o ato de assumir a candidatura do PSDB nacional. Alegaria simplesmente que, como homem de partido teria que votar em Aécio Neves.

Pauta para os jornalistas atuantes:
Saber do prefeito Ricardo Coutinho qual é seu candidato à Presidência da República. Alguém já sabe?

Nenhum comentário:

Postar um comentário