domingo, 19 de setembro de 2010

João Pessoa se disputa eleitoralmente em 2010

Os últimos movimentos do candidato ao Governo do Estado pelo PSB, Ricardo Coutinho, mostram que ele praticamente abandonou a eleição estadual e prioriza João Pessoa. As razões para tanto, apesar de negá-las e renegá-las, são os variados e insistentes resultados sobre preferência do eleitor das sondagens de opinião realizadas pelos institutos de pesquisa contratados por empresas de comunicação da Paraíba. 

 À militância, seguidores e simpatizantes perdura a cantinela e a injeção de possibilidades de vitória, desta vez animada pelo resultado da última pesquisa  Ibope, que estreitou a diferença de 23 para 17 pontos percentuais entre o candidato do PSB, PSDB e DEM, e o governador Zé Maranhão. As pesquisas que sempre foram depreciadas por Coutinho agora estão servindo para animar a militância.

Percebendo a impossibilidade de virada, Ricardo Coutinho quer, neste momento, manter a Capital como reduto seu, afastando a possibilidade de um aperto por mais “espaço” por parte dos que integram a bancada governista e uma debandada de vereadores. 

Para tanto, só mesmo uma vitória com uma vasta vantagem em votos pode estancar um processo que, após sua iniciativa de desfazer-se dos antigos parceiros e aliados e realizar um giro à direita, ganhou corpo e deve ser ampliada com a vitória de Zé Maranhão. Na perspectiva atual, Ricardo Coutinho não tem candidato com esteio eleitoral significativo para o próximo embate, ou seja, a Prefeitura de João Pessoa.

Ao preterir o mais preparado para a ocasião  – o  responsável pela boa visibilidade das ações do Executivo da Capital na primeira gestão, o então jornalista e secretário de comunicação, Nonato Bandeira, pelo arquiteto e secretário de planejamento, Luciano Agra – Coutinho pode ter assegurado subserviência e pouca sombra para os seus planos de manter-se como referência para a parte dos eleitores. Mas, seguramente, colocou um técnico que fala com dificuldade, tem discurso pouco efetivo e titubeante, refletindo na imagem de um prefeito vacilante e de poucas possibilidades de enfrentar um adversário como Manoel Júnior ou Cícero Lucena.

Portanto, a derrota anunciada de Ricardo Coutinho ao Governo do Estado (tendo sempre como referencia os resultados das pesquisas eleitorais dos vários institutos que atuam nas eleições 2010) levará inevitavelmente a disputa para a Prefeitura Municipal de João Pessoa, tendo a Câmara Municipal  como estopim do processo. Esta é a razão para o fervor de investimento no eleitorado da Capital. A eleição que se disputa neste momento não é mais a de governador, mas a dos redutos eleitorais das duas maiores e mais importantes do Estado: João Pessoa e Campina Grande. Os atores em uma e outra são diferentes, mas as motivações são as mesmas.

2 comentários:

  1. "Luciano Agra (...) um técnico que fala com dificuldade, tem discurso pouco efetivo e titubeante, refletindo na imagem de um prefeito vacilante (...)"

    Rapaz, participei de um evento em que Agra participou e discursou, e não concordo com essa imagem dele, não.

    ResponderExcluir
  2. Foi provado que só tem besteira aqui. Tudo que você falou não aconteceu. Você sabe o que é política? Dá pra ver que é dor de cotovelo por não ter conseguido nada no governo dele.

    ResponderExcluir