Preocupação com ecologia, erradicação da pobreza e com a paz no mundo |
Os resultados da pesquisa* ainda deverão ser apresentados de modo mais sólido e com as necessárias características científicas. Mas, inegavelmente, o Brasil governado pelo petista Luiz Inácio Lula da Silva é muito melhor avaliado se comparado aos períodos de todos os presidentes que o antedeceram e que foram eleitos pelo voto direto no período posterior a ditadura militar. E não é apenas uma questão de boa imagem, é também de quantidade de informações positivas que geram uma excelente avaliação.
Os dados, apesar de ainda não examinados com o devido rigor acadêmico mostram a publicação de pelo menos 200 unidades informativas na seção internacional do jornal espanhol EL PAÍS, no período compreendido entre janeiro de 2007 e maio de 2010. Um registro importante para que o leitor tenha a dimensão do que isso representa está no alcance do Jornal EL PAÍS: ele é o de maior circulação em território espanhol e sua versão em idioma inglês e seu alcance em países hispano falantes é impressionante. Em se tratando de internet, a projeção é ainda maior, já que o jornal circula com sua versão impressa para todo o mundo.
É importante ressaltar ainda que estão excluídas para efeitos de análise todas as outras seções editoriais, onde, com certeza, seria possível encontrar uma quantidade triplicada destas aparições do Brasil. Seções como a de Economia e Esportes não fazem, portanto, parte da mensuração da pesquisa. É como se o universo da pesquisa fosse demarcado aos últimos quatro anos da seção Internacional de jornais como a Folha de São Paulo, Globo ou Estado de São Paulo.
No geral, é possível afirmar que as informações publicadas possuem tamanhos variados: desde reportagens com mais de duas páginas até uma quinta parte de página. Mas, o que realmente sobressalta aos olhos é perceber que (ainda que a pesquisa não tenha ainda o rigor acadêmico necessário) 80% dessas informações expõem uma imagem positiva do Brasil. Este dado não nos apresenta como novidade. Em pesquisa realizada com os mesmos recortes metodológicos referente ao primeiro mandato de Lula ficou patente a nova imagem projetada pelo Brasil, que o apontava como Nação emergente, uma das economias mais fortes do planeta e com grandes possibilidades de nivelamento entre as classes sociais a que foi submetido durante tanto tempo de hegemonia dos representantes do capital paulista.
As informações publicadas em EL PAÍS deixaram de lado os temas mais recorrentes quando o assunto é Brasil: miséria, violência e carnaval. Não que elas tenham sido abolidas em sua totalidade, mas que, sem dúvidas, os espaços para tais temas são secundários. Com muito vigor, o Brasil é destacado como uma potencia de dimensões continentais.
O personagem que possibilitou esta virada na forma de ver o Brasil é, sem margem para dúvidas, Luiz Inácio Lula da Silva. Ele é o personagem de maior destaque entre todas as informações publicadas. E não é só por ser o Presidente da República do Brasil. O seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, por exemplo, não soma 20% das aparições de Lula no jornal espanhol, mesmo sendo o responsável por implementar o idioma castelhano no ensino regular brasileiro.
Lula é o garoto propaganda mais eficiente da nossa história, mesmo que os grandes jornais brasileiros queiram passar para os brasileiros que ele tem uma política exterior de má qualidade. Daqui, no Velho Mundo, a imagem que irradia é bem outra. Se Dilma Roussef for a metade do que foi Lula, ainda assim, será melhor que todos os outros presidentes do período da recente democracia brasileira – excluindo-se, evidentemente, o seu antecessor.
* pesquisa financiada pela Comunidade Européia, através do Programa Erasmus Mundus
* pesquisa financiada pela Comunidade Européia, através do Programa Erasmus Mundus
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