sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Quem e por que não quer a efetivação do Porto de Águas Profundas na PB?

qual o verdadeiro interesse na eleição para governador na Paraíba?

O repentino interesse do vizinho Estado de Pernambuco pelo resultado eleitoral da Paraíba possui endereço certo: impor aos paraibanos uma amarra no que diz respeito a construção do Porto de Águas Profundas, que, embora não seja suficientemente proporcional ao Porto de Suape (que terá 20m de calado contra 17m do que será construído em Lucena), poderá dar oportunidade de escoamento e recepção de produtos vindos de outros países. Essa contabilidade de negócios, que representa alguns bilhões de dólares e incremento econômico (com a possibilidade de gerar milhares de empregos diretos e indiretos) é vista pelas autoridades pernambucanas como uma ameaça às suas ambições manutenção de líder do setor na região.
Sem qualquer concorrência, o Porto de Suape atrai investimento externo, como o Projeto Suape Global, que totaliza um bilhão e meio de dólares de um total de 17 empresas (seis são estrangeiras) que participam do processo de instalação. Esse investimento representa 23,7 mil empregos diretos. É justamente por conta do volume de negócios e as possibilidades de geração de empregos que os interesses das empresas e dirigentes políticos de Pernambuco estão voltados para o resultado das eleições estaduais na Paraíba.
A efetivação do Porto de Águas Profundas na Paraíba será, inevitavelmente, um concorrente a esses investimentos nacionais e internacionais. Daí que, dependendo de quem ganhe as eleições aqui no Estado, a concorrência poderá ser adiada por quatro ou oito anos ou simplesmente deixará de existir. Alguns sinais de aversão a esse investimento na implantação do porto paraibano podem ser sentidos nas críticas esboçadas por candidatos ao Palácio da Redenção.
Não se trata, evidentemente, de uma questão que possa se resumir a críticas de caráter puramente eleitoreiro. A instalação do Porto de Águas Profundas deve ser defendida com unhas e dentes, por todos os paraibanos que querem ter a possibilidade de ver alavancada a economia do Estado. Não se admite, passados mais de meio século, que algumas mentes paraibanas ainda estejam a boicotar a efetivação de um porto moderno, como ocorreu na época em que Epitácio Pessoa foi Presidente da República (resguardando-se a distância temporal e maquinário em que foi proposto).
Ora, a quem interessa que o projeto em licitação não vingue? E quais as razões para que parte importante de políticos, que se diz moderna, posicione-se em contrário a efetivação do Porto de Águas Profundas? As razões são de afinidades ou subserviência, mas, sobretudo, de ordem econômica. Daí os boatos de contribuição financeira para a campanha eleitoral de uns, em detrimento do interesse da maioria dos paraibanos.
De imediato, as cidades de Cabedelo, Costinha e Lucena serão beneficiadas. Mas é importante pensar que toda a Grande João Pessoa terá incremento significativo em sua economia pela proximidade com a área onde será instalado e com as possibilidades da instalação de abrigar um conjunto de empresas nacionais e internacionais. 

8 comentários:

  1. o porto de aguas profundas é sim um "salto" para a economia da PB. A circulação de mercadoria e o comércio irá dinamizar os serviços e a iniciativa privada.

    ResponderExcluir
  2. É público e notório que interesses oriundos de estados completamente 'à parte' do nosso tenham algo realmente escuso por trás de tamanha gratuidade partidária. Jamais vi um oficial oferendo honras a soldado delator, só o contrário.

    ResponderExcluir
  3. O Governo de Pernambuco quer tratar a Paraíba como Quintal de Recife. Vamos defender o nosso porto de águas profundas. A Europa vai agradecer. E os trabalhadores do Porto de Cabedelo Também.

    ResponderExcluir
  4. Professor, parabéns pelo belíssimo texto! Nosso objetivo é esse: curar a cegueira da sociedade! Antecipadamente, parabéns pelo dia do professor!!!

    ResponderExcluir
  5. VOCÊS NÃO SABEM DO QUE ESTÃO FALANDO, O NOSSO PORTO DE CABEDELO SÓ PRECISA DE UMA PESSOA QUE TENHA UM PLANEJAMENTO E FAÇA UMA REFORMA E ASSIM ENTRA NA BRIGA COM QUALQUER PORTO DO BRASIL. PORQUE NÃO TIRAR 1/4 DO VALOR QUE SERÁ INVESTIDO NESSE PORTO DE ÁGUAS PROFUNDAS, E NÃO INVESTIR NO PORTO DE CABEDELO? O QUE IRÁ SER FEITO COM ESSE PORTO? SER SUCATEADO? É VERGONHOSO INVERTAR BESTEIRAS SOBRE O GOVERNADOR DE PERNANBUCO PORQUE O PORTO DE SUAPE NÃO DEPENDE DAS NOSSAS CARGAS QUE ELES JÁ HÁ MUITO TEMPO É INDEPENTENDE DO NOSSO PORTO. ESSE DINHEIRO QUE SERÁ GASTO NESSE PORTO DE ÁGUAS PROFUNDAS A PARAÍBA PODERIA INVESTIR EM OUTRAS COISAS.
    O GOVERNO DE JOSÉ MARANHÃO TEVE 10 ANOS PARA FAZER UMA REFORMA NO PORTO DE CABEDELO E NUNCA O FEZ, AGORA TEM ESSA INVENÇÃO DE FAZER UM PORTO COM UM GASTO FORA DO NORMAL.
    ESPERO QUE A PARAÍBA TENHA JUÍZO SOBRE ISSO.

    ResponderExcluir
  6. Desculpa, nada haver, pura teoria da conspiração!
    O desenvolvimento da Paraíba não passa por Pernambuco e vice-versa. É Pernambuco um Estado consolidado economicamente, e não em um setor apenas.

    ResponderExcluir
  7. Meu caro anônimo,
    Esse raciocínio de aplicar "esse dinheiro que será gasto nesse porto de águas profundas poderia investir em outras coisas" é o mesmo que pode ser aplicado ao Estação Ciência. Ou vc acha que aquela obra já demonstrou a que veio?
    Lembro que, quando Burity fez o Espaço Cultural dizíamos o mesmo. Hoje, ele está integrado as atividades culturais do Estado.
    Sinceramente, admito paixão, mas não falta de intelecto-

    ResponderExcluir